segunda-feira, 26 de abril de 2010



Reunião discute diversidade étnico-racial brasileira
Escrito por Wanderson Lima Sex, 12 de Março de 2010 12:30




O Ministério da Educação vem instituindo e implementando um conjunto de medidas com o objetivo de corrigir injustiças, eliminar discriminações e promover a inclusão social no sistema educacional brasileiro. A Lei 10.639/03 faz parte dessas ações, uma vez que ela estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Para discutir a implementação dessa lei, representantes de diversas entidades participaram na manhã desta sexta-feira, 12, no Instituto Federal do Maranhão – Campus Monte Castelo – de uma reunião do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Maranhão.



O encontro foi presidido pela coordenadora geral do Fórum, Ilma Fátima de Jesus, e contou com a participação da professora Socorro Botelho (Campus Maracanã / Conselho Estadual de Educação); do secretário do Fórum, Adomair Ogunbiyi (Movimento Negro Unificado); da representante do Simproessema, Maria Eunice Campos; além de Cecília Reis (APN – Agentes de Pastoral Negros); Juliana Santos (Associação Afro Om’Nirá); Jacinta Santos (Seir – Secretaria de Estado da Igualdade Racial), entre outros. O professor João Batista Botelho é o representante do Instituto Federal do Maranhão no Fórum.
Um dos objetivos das reuniões é ampliar a participação de instituições públicas e privadas, entidades do terceiro setor, grupos e movimentos organizados no Fórum. “Qualquer cidadão pode integrar esse movimento. Queremos mobilizar mais pessoas em torno dessa discussão”, explicou a coordenadora geral, Ilma de Jesus.








Interessados em compor a equipe de discussão podem participar da próxima reunião, marcada para o dia 9 de abril, na sala de reuniões da Seduc (Secretaria Estadual de Educação), no São Francisco (rua Inácio Xavier, 715, 1º andar). O grupo já planeja a realização do 2º Fórum Estadual de Educação e Diversidade Étnico-Racial, previsto para acontecer de 18 a 20 de novembro.






Saiba mais (Dados do MEC)
Estudos realizados no campo das relações raciais e educação explicitam em suas séries históricas que a população afrodescendente está entre aquelas que mais enfrentam cotidianamente as diferentes facetas do preconceito, do racismo e da discriminação que marcam a sociedade brasileira. O acesso às séries iniciais do Ensino Fundamental, praticamente universalizado no país, não se concretiza, para negros e negras, nas séries finais da educação básica. Há evidências de que processos discriminatórios operam nos sistemas de ensino, penalizando crianças, adolescentes, jovens e adultos negros, levando-os à evasão e ao fracasso, resultando no reduzido número de negros e negras que chegam ao ensino superior, cerca de 10% da população universitária do país.
Sabe-se hoje que há correlação entre pertencimento étnicorracial e sucesso escolar, indicando, portanto, que é necessária firme determinação para que a diversidade cultural brasileira passe a integrar o ideário educacional não como um problema, mas como um rico acervo de valores, posturas e práticas que devem conduzir ao melhor acolhimento e maior valorização dessa diversidade no ambiente escolar.
A Lei 10.639/03 é um marco histórico. Ela simboliza, simultaneamente, um ponto de chegada das lutas antirracistas no Brasil e um ponto de partida para a renovação da qualidade social da educação brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário