domingo, 12 de setembro de 2010
Oficina Temática: A África, o Brasil e os Quilombos – Heranças Geográficas
Professora Mestra Ilma Fátima de Jesus - Coordenadora Geral do Fórum, apresentando do Prof.Dr. Rafael Sanzio
Prof. Dr. Rafael Sanzio se apresentando
O Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-racial do Maranhão realizou de 02a 07 de agosto de 2010, no Centro de Formação do Educador da SEMED, em São Luís MA), a Oficina Temática: A África, o Brasil e os Quilombos: Heranças Geográficas, com o Prof. Rafael Sanzio, da Universidade de Brasília, com o apoio do MEC/SECAD. A oficina possibilitou o contato com conteúdos que atendem à implementação da Lei 10.639/03.
Aula na Praça Gonçalves Dias - Carlos, Eunice e demais participantes - Largo dos Amores, São Luís - Maranhão
Aula na Praça Gonçalves Dias - Largo dos Amores, São Luís - Maranhão
O ponto alto da oficina foi o trabalho de campo nas comunidades quilombolas de Itapecuru Mirim: Santa Rosa dos Pretos e Filipa no dia 05 de outubro, com a parceria do IFMA que cedeu o transporte e no dia 06 de agosto com a ida à Casa das Minas.
Quilombo Santa Rosa dos Pretos - A lider da comunidade Helen Jackeline Pires Belfort conversando com o professor e cursistas - Itapecuru-Mirim - Maranhão
Prof. Eudes, Cecilia, Profa.Ilma, Jackeline e Georgiana
Foto de despedida - visitantes landeando Dona Cesarina Pires Belfort, mãe da atual presidenta - Quilombo Santa Rosa dos Pretos - Itapecuru-Mirim - Maranhão
Foi uma semana de intenso contato com o conhecimento sobre nossas raízes, com um professor do melhor gabarito como o Prof. Rafael (UnB). Que todas as representações dos Fóruns de Diversidade Étnico-racial do Brasil tenham a possibilidade que tivemos de ampliar nossos horizontes sobre as heranças africanas nos quilombos maranhenses.
Prof. Dr. Rafael Sanzio entregando mapa para Dona Nielza, liderança do Quilombo de Felipa
Momento de aula no campo - Marco Zero do Quilombo de Felipa - Itapecuru-Mirim- Maranhão
Dona Minelvina, a mais idosa do Quilombo de Felipa, dançando Tambor de Crioula
Dona Nielza e Alice dos Santos Belfort,a jovem promessa de liderança, lendo um poema para as(os) visitantes
Alunas e alunos em frente a Casa das Minas
Agradecemos ao pessoal da SECAD pela oportunidade e ao empenho das/os representantes presentes e demais participantes das comunidades quilombolas de Serrano do Maranhão, Monção, Jamary dos Pretos, professores/as da rede municipal e estadual de ensino.
Assinar:
Postagens (Atom)